Close

Torneios estaduais em diversas modalidades e a 1º Copa da Diversidade do Estado do Ceará movimentam o Elos 2021

  • Home
  •  / 
  • Notícias
  •  / 
  • Notícias
  •  / 
  • Torneios estaduais em diversas modalidades e a 1º Copa da Diversidade do Estado do Ceará movimentam o Elos 2021

Torneios estaduais em diversas modalidades e a 1º Copa da Diversidade do Estado do Ceará movimentam o Elos 2021

Além de uma vasta programação multicultural gratuita, o Elos será palco para competições de diversas modalidades esportivas. Atletas do skate, BMX, voleibol, tênis e beach tênis mostrarão seus talentos no Centro de Formação Olímpica (CFO).

Numa grande articulação com federações esportivas, a Arena Elos receberá as etapas dos circuitos estaduais de cada modalidade dentro da programação. Uma das competições será a etapa final do Campeonato Cearense de BMX 2021, que acontecerá na pista BMX do Centro de Formação Olímpica. Haverá também a 3° Etapa do Circuito Cearense de Vôlei de Praia de Base, temporada 2021, masculino e feminino. Já no tênis, as disputas serão nas categorias 1ª classe masculino convencional e masculino duplas sobre cadeiras de rodas. Haverá também o Torneio Elos de Beach Tênis masculino, o campeonato de Street Skate com 04 categorias. 

No final dos dias 11 e 12 de dezembro, as DJs Ada Porã e Maíra Sales farão apresentações na praça de convivência e acontecerá a Feira de Inovação Sócio Esportiva com a exposição de projetos sócio-esportivos apoiados pela Enel, para encerrar o dia de competições.

 

I Copa da Diversidade do Estado do Ceará

Em destaque na programação esportiva do Festival Elos está ainda a realização da primeira Copa da Diversidade do Estado do Ceará, que reunirá 25 times e quase 200 jogadores de fut7, celebrando e incentivando a ocupação cada vez maior do público LGBTQIA+ em espaços historicamente conservadores e ligados ao universo heteronormativo.  A ideia é que a Copa da Diversidade se torne uma atração anual dentro da programação do evento. Para Paulo Feitosa, diretor da Quitanda Soluções Criativas, responsável pela organização do Festival Elos, a competição é uma oportunidade de “demonstrar a força da população LGBTQIA+, principalmente no momento em que vivemos e dentro de um território tão duro e cheio de preconceitos como o futebol”.

As partidas da I Copa de Fut7 do Ceará devem acontecer na Areninha do Castelão, ao lado do CFOP. O Festival Elos também concentra a presença de atletas não-héteros em outras competições, como no skate e nas disputas de duplas de cadeirantes no tênis. “Superar preconceitos e apreciar a diversidade humana num campo tão fecundo como o do esporte é, com certeza, uma das maiores conquistas do Festival Elos”, acrescenta Paulo Feitosa.

Acesso

Ainda devido às restrições impostas pela pandemia e em conformidade com o decreto estadual, o acesso aos torneios e às partidas da Copa da Diversidade será controlado, mediante apresentação do passaporte da vacina e uso obrigatório de máscara. A capacidade de lotação da Arena Elos é de 1.000 pessoas. A entrada dos atletas e das federações ocorre no portão P3. Já a entrada do público pelo portão B do CFO.

 

Ainda durante a Arena Elos, nos dias 11 e 12, entre 16h e 21h, o programa Enel Compartilha Oportunidade realizará a distribuição de dicas de economia e empregabilidade para quem deseja colocação no mercado de trabalho. Além disso, a companhia também realizará para o público a troca de até 05 (cinco) lâmpadas LED por unidade consumidora (residência), mediante a apresentação do número do cliente na conta e a entrega de até 04 (quatro) lâmpadas fluorescentes e/ou incandescentes em uso. A ação visa tornar o consumo elétrico dos clientes mais econômico. 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Sobre o Elos 

O Festival Elos e a Arena Elos são realizações da Quitanda Soluções Criativas e do Instituto BR. Contam com a Produção Executiva da Cinco Elementos Produções e Consultoria Executiva, Marco Zero. O Festival Elos também possui o apoio cultural da Fecomércio, Sesc, e da Prefeitura de Fortaleza, através do Instituto Cuca e do Instituto Iracema. A Arena Elos conta com o apoio das Federações Cearenses de Vôlei de Praia, Tênis e Beach Tênis, BMX e Skate. Apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult-CE), da Secretaria do Esporte e Juventude e da Secretaria do Turismo. Agradecimentos: Enel e TIM.