Sustentabilidade, Economia Criativa e Responsabilidade Social: conheça as iniciativas do Festival Elos 2022

Festival Elos 2022 terá iniciativas de sustentabilidade do evento

No ano passado, o Festival Elos teve uma edição menor devido às restrições causadas pela pandemia, mas neste ano o evento promete estremecer a gigantesca estrutura que será montada para a realização dos shows. O festival busca proporcionar uma nova relação com a cidade e atua como catalisador de experiências para celebrar uma relação afetiva entre as pessoas e os espaços públicos.

Sempre comprometido com a sustentabilidade, o Elos irá doar para reciclagem todo o material de finalização do evento, como vem sendo feito em todas as edições do festival.
Além disso, os participantes do festival terão acesso a Nave Enel e às atividades com conteúdo socioambiental focado em reciclagem e uso responsável de recursos naturais. A Nave é um ônibus adaptado com recursos audiovisuais, jogos lúdicos e tecnologia de realidade virtual 3D. Com foco no consumo consciente de recursos naturais, o projeto tem o objetivo de promover a mudança de hábitos de consumo de energia da comunidade escolar.

A Nave Enel oferece ferramentas atrativas e interativas, além de atividades educativas e conteúdos sobre desenvolvimento sustentável, eficiência energética e dicas de segurança quanto ao uso da energia. Durante a atividade, é proposto um desafio a ser cumprido pelos participantes e cada atividade conta pontos, que ficam visíveis em um painel. O circuito completo leva cerca de 17 minutos e todas as visitas são acompanhadas por monitores.

Mais uma parceria positiva do Elos será por meio do Ecoenel. Todo resíduo arrecadado e gerado no festival, será doado para uma instituição carente, gerando desconto na conta de energia.

Compromisso com o social

O Festival Elos atende diretamente ao chamado de cinco dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, são eles: a saúde e o bem-estar, a igualdade de gênero, o trabalho decente e crescimento econômico), a indústria, inovação e infraestrutura e o cidades e comunidades sustentáveis.

O público do aterro da Praia de Iracema também terá acesso a conhecer à Feira de Negócios Criativos, com produtos feitos por empreendedores sociais e as artesãs do Giro Social, apoiadas pelo projeto Enel Compartilha Empreendedorismo, também participarão de uma feira, que contará com diversas peças artesanais, como bordados, crochês, bijuterias e marcenarias que ficarão disponíveis para comercialização.

Economia Criativa                 

O Festival Elos também irá expor ações de criatividades locais e apresentações de projetos culturais realizados na capital cearense. Além disso, serão realizados talk-shows sobre carreira musical para jovens artistas. Os diálogos serão promovidos por duas atrações do festival: Potyguara Bardo e Mateus Fazeno Rock.