Celebrar as ações que transformam o mundo. É essa a motivação central para a realização do ELOS, um festival multissensorial  que promove a difusão, a fruição e o acesso ao Esporte e à Cultura, reunindo e dando visibilidade a projetos e instituições que atuam no campo cultural e desportivo do Estado do Ceará. Compreendendo as potências de cada iniciativa, o festival visa dar visibilidade aos resultados e impactos dessas instituições sociais que se encontram, muitas vezes, restritas às comunidades e espaços onde estão inseridas. Difundir essa força, reconhecer o valor desses projetos e compor um ambiente de interações e difusão desportivas e culturais fazem do ELOS um importante pilar para a consolidação de tecnologias sociais, provocando a configuração de um novo modelo de experiência que supera a realização das ações em si, promovendo um diálogo com o cotidiano da cidade.

Mesclando as dimensões social, cultural e esportiva, no intuito de pensar soluções para um futuro sustentável e para o desenvolvimento social e humano, a programação do Elos é composta por  espaços de interações para a realização das mais diversas atividades, como apresentações musicais, exposições e competições esportivas. Essas atividades também buscam promover a interlocução entre ações de lazer com os espaços e equipamentos culturais e esportivos da cidade. Assim, o ELOS pretende celebrar a potência dessa energia dos projetos culturais e esportivos, possibilitando reinventar trajetórias e contribuir para que novos paradigmas de produção e difusão da cultura e do esporte possam gerar desenvolvimento para a sociedade, de maneira responsável. A Arena Elos se desafia, com isso, a superar desigualdades por meio da valorização da arte, do ser e da cidade.

Um diferencial do ELOS é a vinculação com os espaços da cidade, a transformação simbólica desses locais e a valorização da história da cidade. A escolha de cada espaço para realização de atividades é, nesse sentido, um reforço à diversidade de expressões e à necessidade de redescobrir os cenários urbanos. Vivências culturais, atividades lúdicas e esportivas no percurso dos equipamentos públicos fortalecem esses locais como pontos de encontro, lugares de sociabilidade, memória e com importante função social e política. Assim, mais que fomentar e promover os projetos socioculturais, o ELOS resgata, por meio de uma programação democrática, gratuita e plural, a cidadania e o engajamento, partilhando coletivamente dos espaços da cidade, tornando os percursos urbanos mais convidativos e gerando novas descobertas, práticas e possibilidades.