Festival Elos promove Estação Marítima na comunidade do Poço da Draga

Estação Marítima

Atividades como surf, windsurf, skimboard, caiaque, stand up paddle fazem parte da programação gratuita que será realizada nos dias 25 e 26 de novembro

Inovação, diversidade e criatividade são substantivos que compõem o Festival Elos desde seu conceito e, este ano, o evento apresenta mais uma novidade: o lançamento da Estação Marítima/Elos. Apresentado pela Enel Distribuição Ceará e pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte e da Lei de Incentivo ao Esporte, a iniciativa busca promover atividades esportivas aquáticas, vivências e ações sustentáveis no Poço da Draga, na Praia de Iracema.  Potencializando a relação do ser humano com a cidade e a natureza em suas mais diversas expressões, nos dias 25 e 26 de novembro, das 8h às 18h, a comunidade será palco de atividades como surf, windsurf e skimboard, caiaque e stand up paddle, todas gratuitas e acessíveis a públicos de todas as idades.

No sábado (25), a programação tem início às 8h, com uma bateria de Surf Local Heat e entrega dos kits para os participantes. Na sequência, haverá aulão de surf com ensino de técnicas na areia em conjunto com atividades de alongamento específicas para a prática com consciência corporal conduzidas por professores e profissionais do esporte, seguida de uma vivência de surf. À tarde, a partir das 15h30, acontece aulão de stand up paddle e vivências da mesma modalidade para quatro turmas. 

O destaque ficará por conta do 1º Campeonato Estação Marítima com provas de Canoagem em Caiaque nas categorias Kids, Junior e Open Masculino e Feminino. O dia termina com a premiação, a partir de 17h15, e os pockets shows, na hora do pôr do sol, da banda Dragaxé Raiz do Poço, projeto social de musicalização e iniciação rítmica com o toque da genuína música negra baiana, e do cantor Junior Pantera. 

 

Estação Marítima

 

A programação do domingo (26) começa a partir das 8h30 com a realização de uma Ação de Limpeza da Praia e de vivência da cultura oceânica junto com o projeto Nossa Iracema. O objetivo é a sensibilização da sociedade a partir da implementação de soluções criativas e eficazes para a proteção do oceano e do meio ambiente. Às 09h30, também será dedicado à prática do surf, através de aulão e de vivência.

Em seguida, às 10h, o público será convidado a participar do Rolê no Poço, uma visita guiada afetiva e histórica pela comunidade, saindo da Ponte dos Ingleses até a Ponte Metálica ou Ponte Velha. De acordo com William Mendonça, diretor de produção do Estação Marítima, essa visita vai contemplar tanto os aspectos geográficos da área como as vivências dos moradores locais das praias da Carminha e Hawaizinho, e do Poço da Draga. 

À tarde, a partir das 14h, será dedicada a quem tem interesse em conhecer o windsurf, com aulas teóricas e práticas. Às 16h, haverá uma bateria de Skimboard (sonrisal). A programação será encerrada com o pocket show do coletivo Deixe com Elas, composto apenas por mulheres, e que tem como objetivo reforçar a presença feminina na cena reggae da capital.

As inscrições podem ser realizadas no site do Festival Elos (https://www.festivalelos.com.br/) e por meio do link na descrição do Instagram (@elosfestival). 

 

 

Segundo Paulo Feitosa, curador do Festival Elos e diretor da Quitanda Soluções Criativas, a Estação Marítima nasce com o intuito de fomentar e fortalecer os esportes náuticos, assim como, promover a conscientização sobre sustentabilidade e meio ambiente. “O Ceará se tornou referência mundial para praticantes de modalidades esportivas aquáticas. E queremos oportunizar aos moradores do Poço da Draga e aos fortalezenses, que também vivenciem essas experiências esportivas, agregando experiência com conhecimento e debate sobre a história de Fortaleza e a importância com a proteção do meio ambiente ”, comenta. 

Rogério Pinheiro, secretário do Esporte do Estado do Ceará, destaca a importância da iniciativa. “A Secretaria do Esporte é um grande parceiro nos eventos esportivos por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Estado do Ceará, entendemos que este evento é uma grande oportunidade para difundir as atividades esportivas aquáticas e um momento único para que a sociedade tenha uma vivência com as modalidades ofertadas”.

A Estação Marítima é uma realização da Quitanda Soluções Criativas e do Instituto BR, com produção executiva da Cinco Elementos Produções, consultoria executiva da Marco Zero,  produção da WM Cultural,  apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Esporte e Lei de Incentivo ao Esporte , e patrocínio da Enel Distribuição Ceará.

Para ficar por dentro de todas as novidades da Estação Marítima/Elos, visite o site e as redes sociais do Festival Elos 2023:

https://www.festivalelos.com.br/ 

@elosfestival

https://www.facebook.com/elosfestival/ .

 

Estação Marítima

Sobre a Enel Distribuição Ceará 

A Enel Distribuição Ceará fornece energia elétrica nos 184 municípios do Estado do Ceará, em uma área de 149 mil quilômetros quadrados. A Companhia conta com uma base comercial de aproximadamente 4,38 milhões de unidades consumidoras, envolvendo uma população de cerca de 9,2 milhões de habitantes. É a terceira maior distribuidora do Nordeste em volume distribuído.

 

Sobre a Quitanda Soluções Criativas

Com projetos em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Ceará, a Quitanda Soluções Criativas é um negócio de impacto que promove o desenvolvimento de tecnologias sociais nas áreas de cultura, arte e educação através de ações inovadoras e sustentáveis. Desde 2007, vem impactando a Economia Criativa de forma ampla, partindo da criação, da execução, da formação, até a produção cultural e caminhando em direção à difusão artística.

 

Sobre a Lei de Incentivo ao Esporte do Ceará

A Lei de Incentivo ao Esporte do Ceará, N° 15.700, de 20 de novembro de 2014, regulamentada pelo Decreto N° 34.567, de 02 de março de 2022, oferece incentivo fiscal para fomentar projetos de caráter desportivo e paradesportivo, mediante patrocínio ou doação de contribuintes do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e intermunicipal e de Comunicação (ICMS), constituindo-se num importante instrumento, pois estimula uma participação mais efetiva de todos, por intermédio de ações diversas, num trabalho conjunto entre governo e sociedade, com real aumento dos investimentos e benefícios diretos para a população.