Close

Cia. Vidança apresenta três espetáculos no Festival Elos

Cia. Vidança apresenta três espetáculos no Festival Elos

Companhia de dança traz história, memória e resistência para o palco

Com 37 anos de trabalho artístico e social, a Associação Vidança – Cia. De Danças do Ceará participa da programação do Festival Elos com apresentações de dança. O projeto nasce das mãos da bailarina e coreógrafa Anália Timbó, no bairro Vila Velha, e conta com atividades gratuitas para crianças, jovens e adultos. A associação toma o palco nos dias 17 e 18, a partir das 18h, com seu grupo Tambatuque das Marias, e às 19h do segundo dia com Danças Urbanas.

O Tambatuque das Marias apresenta no sábado o espetáculo “Contos e Corpos Andarilhos”, no qual retrata as narrativas das crianças e jovens da comunidade localizada próximo à Barra do Ceará, tendo como referência a memória individual e social do período da conquista de terras localizadas no espaço.

No domingo, apresentam o espetáculo “Terreiros de Sol e Lua”, releitura do Coco de Roda e a Mulher Rendeira, espetáculos que retratam a simplicidade e os encantos das danças típicas do sertão nordestino.

O Danças Urbanas/Hip Hop se desenvolve durante as aulas mesclando diversas linguagens, como breakdance, popping, house dance, dancehall e hip hop. Essas danças nasceram nos guetos americanos e na Jamaica, encabeçadas pela comunidade negra nas chamadas Black Parties, durante as décadas de 70 e 90.

Projeto Elos

A primeira edição do Elos – Ações que transformam o mundo acontece nos dias 17 e 18, no aterro da Praia de Iracema. Visando ser uma programação de múltiplas experiências, a iniciativa é dividida em dois momentos: Festival Elos e Arena Elos, que ocorrem simultaneamente no mesmo espaço. Abrangendo atrações artísticas, o Festival Elos conta com apresentações musicais, de dança, teatro de rua, oficina e exposição fotográfica.